Guia para elaboração de PMMA - Plano Municipal da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica abrangia originalmente uma área equivalente a 1.296.446 km2, estendendo-se pelo território ocupado por 17 dos estados brasileiros. Hoje, os diferentes tipos de vegetação que a caracteriza ocupam 22% da área original, onde vivem aproximadamente 123 milhões de pessoas, o equivalente a 67% da população do País.

A Mata Atlântica é reconhecida como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e como Reserva da Biosfera pela Unesco. Apesar da extinção de uma quantidade já bastante elevada de suas espécies, a Mata Atlântica ainda acolhe uma das maiores biodiversidades do mundo, com uma alta incidência de espécies endêmicas, sendo, por isso, classificada como uma das cinco áreas prioritárias do planeta. Ao mesmo tempo, a Mata Atlântica oferece serviços ecossistêmicos valiosos e, sobretudo, assegura o abastecimento de água das maiores cidades brasileiras. Além de sua relevância para a proteção da biodiversidade, a Mata Atlântica também é importante para a proteção do clima, pois suas formações florestais remanescentes representam importantes reservatórios de carbono.

Devido ao seu potencial de restauração florestal, estimado em cerca de 17 milhões de hectares, as diferentes formações florestais da Mata Atlântica poderão capturar uma quantidade ainda maior de carbono. Por este motivo, a Mata Atlântica é considerada um sumidouro de carbono de relevância global. Os desafios globais relacionados à redução da biodiversidade e à mudança do clima exigem a pactuação de alianças estratégicas para que possam ser enfrentados. Com uma longa história de relações bilaterais, Brasil e Alemanha assumiram uma série de responsabilidades pela proteção da biodiversidade e do clima, tanto em nível nacional quanto em nível global. Nesse contexto da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, o Projeto Proteção da Mata Atlântica II foi implementado entre 2009 e 2012 sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da cooperação Técnica e Financeira Brasil-Alemanha e a participação de governos estaduais e municipais, organizações da sociedade civil e suas redes e representantes do setor privado. O Projeto Proteção da Mata Atlântica II ofereceu apoio a iniciativas destinadas à expansão e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ao fomento de mecanismos e instrumentos para o pagamento por serviços ambientais, à elaboração de planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica e ao monitoramento de sua biodiversidade e da mudança do clima, além de extensas atividades voltadas para processos de capacitação nesses temas. Entre a ampla gama de ações realizadas com o apoio desse Projeto, também foram desenvolvidas e aperfeiçoadas experiências inovadoras por meio de projetos-pilotos orientados para os seguintes temas: (i) criação de unidades de conservação estaduais e municipais, (ii) pagamento de serviços ambientais, (iii) planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica, (iv) adequação ambiental de propriedades rurais.

Os resultados dessas experiências representam uma notável diversidade de caminhos trilhados devido tanto às suas singularidades quanto à combinação de seus elementos –atores envolvidos e arranjos institucionais formados, bem como estratégias e ações inovadoras aplicadas –, responsáveis por avanços significativos em direção à proteção da Mata Atlântica.

Da publicação: Lições aprendidas na conservação e recuperação da Mata Atlântica: Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica / Cláudia Martins Dutra. – Brasília: MMA, 2013. 100 p. : il. color. ; 25 cm. + DVD. (Série Biodiversidade, 46)

Baixe aqui!