Municípios do Vale do Ribeira participam de programa que prevê desenvolvimento sustentável

Seis municípios da região do Vale do Ribeira estão participando do “Município VerdeAzul”, um programa do Governo do Estado que consiste no desenvolvimento sustentável do território paulista. São eles: Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Guapiara e Ribeira. A apresentação do Município VerdeAzul aconteceu na manhã da última terça-feira (21), no Centro de Educação Ambiental (CEA) em Apiaí. A atividade foi ministrada pelo coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva que explicou para todos os representantes dos municípios os objetivos e benefícios do programa.

O Município VerdeAzul é visto como um estímulo às ações ambientais locais e tem como objetivo avaliar o desempenho dos municípios ano a ano, medindo e apoiando a eficiência da gestão ambiental municipal, regional e do estado. Dessa forma, o programa tende a estimular o poder público a planejar e executar ações que promovam a melhoria e qualidade ambiental, além da qualidade de vida.

Esse programa prevê além da geração de emprego e renda, um meio ambiente com resultado, visando o desenvolvimento sustentável sem degradar o meio ambiente. Após a palestra do coordenador, os representantes dos municípios foram divididos em grupos para analisar casos ambientais de diversos municípios do estado e, dessa forma criar um senso crítico e auxiliar no diagnóstico de cada município no futuro.